Rússia inicia desenvolvimento de novo bombardeiro estratégico.

Rússia inicia desenvolvimento de novo bombardeiro estratégico.

A Rússia está a desenvolver um sistema inovador para a aviação de longo alcance (PAK DA, na sigla em russo), segundo informação da Corporação Unida de Construção Aeronáutica na sua página oficial no Facebook.

Devido à modernização dos bombardeiros estratégicos Tu-160M e Tu-95MS e ao retomar a produção das aeronaves Tu-160M, o componente aéreo das forças nucleares estratégicas aumentou significativamente.

Em Julho, o vice-ministro da Defesa russo, Aleksei Krivoruchko, informou que o PAK DA será construído com o uso de tecnologias furtivas. Foi lançado um concurso para o fornecimento dos motores para a aeronave.

Dentro dos requisitos estabelecidos, os sistemas electrónicos principais e secundários do motor devem garantir autonomia de voo do bombardeiro de até 30 horas.

Veja Tembem Maior avião anfíbio do mundo realiza testes aquáticos (VÍDEO)

Os sistemas armazenamento de combustível e controle hidraulico-mecanico têm que operar com sobrecargas próximas de zero e negativas até 2,7 g, e com temperaturas entre —60°C e +50°C. A vida útil mínima será de 12 anos com a possibilidade de prolongamento até 21 anos.

Uma outra exigência tema ver com o motor que deve continuar a funcionar mesmo depois de exposto a forte radiação nuclear.

No início do ano, o então vice-primeiro-ministro Dmitry Rogozin expressou a esperança de que o novo avião seja testado entre 2023 e 2024. Segundo ele, ainda este ano, a Tupolev iniciará o projeto do PAK DA.

 

Fonte//SputnikNews

Partilhar